Escolha sua rádio favorita
Rádio on-line!
MANHÃ DEMAIS
CHEILA
Conferencista internacional dará curso sobre agricultura orgânica em Rio do Campo
Geral | 13/09/2018 09:07 | Assessoria de Comunicação | Fotos:

A Prefeitura de Rio do Campo traz em setembro o curso ‘ABC da Agricultura Orgânica’, comandado pelo conferencista internacional Jairo Restrepo Rivera. Serão três dias de aulas totalmente gratuitas. O curso ocorrerá entre os dias 24 e 26 de setembro, no Salão Comunitário da Localidade de Taiozinho.

No cronograma estão previstas aulas práticas abordando caldos mineiras, reprodução biológica, nutrição de plantas, regeneração de solo e trofobiose.

O conferencista, que é colombiano, lançou, nos últimos sete anos, 16 livros sobre agricultura orgânica além de ter publicado mais de 40 artigos científicos e técnicos na mesma área. Rivera possui trinta e cinco anos de experiência internacional em agricultura orgânica e desenvolvimento rural sustentável. Algumas publicações já foram traduzidas para quatro idiomas.

Em nível internacional, Jairo ministrou mais de 750 palestras sobre agricultura orgânica, proteção ambiental, análise cromatográfica de solos, reciclagem, diagnóstico e planejamento agrícola, desenvolvimento rural sustentável, incluindo participação em mais de trinta e sete universidades e institutos de pesquisa. da América Latina, Caribe, África, Austrália e Europa, onde também trabalhou como assessor técnico de governos, ministérios e parlamentos.

Nos últimos vinte anos, o colombiano trabalhou como fundador, instrutor e assessor permanente de várias organizações não-governamentais, fundações, programas e cooperações internacionais, nas quais também comandou mais de setecentos cursos: México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Cuba, Panamá, Belize, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Argentina, Uruguai, Venezuela, Brasil, Chile, Moçambique, Quênia, Togo, Benin, Espanha, Inglaterra, Austrália, Bélgica, Itália e Holanda.

Jairo atua ainda como consultor da Organização das Nações Unidas-ONU. Trabalhou com a UNESCO, no Panamá, OIT (Organização Internacional do Trabalho) Costa Rica, Panamá, Honduras, Guatemala e Cuba, FAO, Chile e Brasil, PNUD - Panamá e Brasil; OMS / OPAS – Brasil.

O Prefeito Rodrigo Preis afirma que com o curso, os produtores terão uma alternativa e uma possibilidade de reduzir custos na propriedade “será possível utilizar agrotóxicos e adubos químicos em quantidade menor. Quem sabe tenha ainda propriedades com interesse em fazer sua produção totalmente orgânica”.

Rodrigo afirma que a produção orgânica é um caminho para a consciência alimentar “cuidando da nossa saúde, no futuro teremos uma qualidade de vida melhor”, destaca. O Prefeito comenta ainda que é uma conquista para o município trazer um palestrante requisitado como Jairo Restrepo Rivera.

O Secretário de Saúde, Jefferson Cardouzo, explica que a intenção é promover a agricultura orgânica porque ela representa saúde. Segundo ele, muitos casos de câncer na região têm origem do uso indevido dos agrotóxicos.

Produzir mais produtos orgânicos e menos com agrotóxicos é um dos pontos lembrados pelo Secretário de Agricultura, Lenoir Menegazzi. Conforme ele, o evento será muito importante a melhora da qualidade de vida da população.

Toda comunidade é convidada a participar do curso. Não há necessidade de ser produtor rural. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Saúde, Agricultura, com Agentes Comunitários de Saúde e no site da Prefeitura de Rio do Campo.

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
Publicidade
Avenida Nereu Ramos, 226 - Centro - Taió - Santa Catarina - 89190-000 || Fone/Fax: 47 3562-0139 || E-mail:comercial@radio1047.fm.br
2016 Rádio 104,7 FM, Todos os Direitos Reservados.