Escolha sua rádio favorita
Rádio on-line!
JORNAL DEMAIS NEWS
EZEQUIEL SILVA
Morre ex-deputado Celestino Secco, o penta secretário do governo Amin
Geral | 17/11/2018 08:50 | Moacir Pereira-NSC | Fotos:

Gaúcho de Sertão, o professor universitário, secretário de Estado e deputado estadual Celestino Roque Secco, falecido nesta sexta-feira na Capital, teve presença marcante na vida pública de Santa Catarina, sendo um dos principais assessores do governador Esperidião Amin e da prefeita Angela Amin. Coordenou várias campanhas eleitorais do casal.

 

Presidiu a União Parlamentar das Américas, dirigiu vários colegiados nacionais de secretários.  Desde 2006 afastou-se do casal Amin, por divergências políticas.  Nos últimos anos, decepcionado com a política e com os partidos, dedicou-se à vida privada, dedicando-se à filha Patrícia.

 

Depois de estudar o básico no Rio Grande do Sul e São Paulo, transferiu-se para Florianópolis onde formou-se em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Concluiu Mestrado em Gestão do Desenvolvimento e Cooperação Internacional, pela Universidade Moderna de Lisboa, Portugal.

 

O professor Celestino Secco exerceu o cargo de Técnico de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina; Chefe de Gabinete; Coordenador Geral; Membro do Conselho de Administração, das Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A (CELESC), da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), do Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina (CONSEMA), do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, do Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense.

 

Na vida pública, acumulou cinco Secretarias de Estado no segundo governo de Esperidião Amin, em 1999, como secretário da Casa Civil.  Foi o primeiro Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (CONSAD), criado em 2000.

 

Em 2002, eleito com 32.446 votos, pelo PP, tomou posse como Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e integrou a 15ª Legislatura (2003-2007). Durante o mandato, liderou a bancada de seu Partido na Casa. Presidiu a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira (2005-2006), criou e executou o MBA em Auditoria Pública e o MBA em Ciência Política (ministrado pela UNIVALI, por processo licitatório) para os servidores da ALESC.

 

Na área da Educação, foi Professor Universitário na Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e no MBA da Universidade Independente de Portugal. Integrou o Conselho Estadual de Educação, entre 1987 e 1992, o Conselho da Fundação UNIVALI, de 1999 a 2002, e a Comissão Permanente de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia da Confederação de Parlamentares das Américas.


Por: Moacir Pereira/NSC

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
Publicidade
Avenida Nereu Ramos, 226 - Centro - Taió - Santa Catarina - 89190-000 || Fone/Fax: 47 3562-0139 || E-mail:comercial@radio1047.fm.br
2016 Rádio 104,7 FM, Todos os Direitos Reservados.