Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/radio104/public_html/controle/logado/includes/config.php on line 8
Joguinhos Abertos iniciam hoje (19) em Rio do Sul - Rádio 104.7 FM
Escolha sua rádio favorita
Rádio on-line!
A TARDE É DEMAIS
MARCO ANTONIO
Joguinhos Abertos iniciam hoje (19) em Rio do Sul
Esporte | 19/07/2019 08:31 | Diário do Alto Vale | Fotos:

A Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul organiza os últimos detalhes para a abertura da 32ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. O evento inicia hoje (19) a partir das 19h30, no Ginásio Municipal Artenir Werner e 80 municípios estarão participando das competições que seguem até o dia 27 de julho.
De acordo com o superintendente da FMD, Jeberton Fermino, a abertura foi pensada com foco nos protagonistas dos jogos, que são os atletas. Além do tradicional protocolo, a capivara, mascote dos Jogos Abertos de Santa Catarina de Caçador do último ano, também estará presente na abertura junto da mascote abelhinha, do projeto de futsal da FMD/Bonfort.
Questionado sobre os benefícios que o evento trará para Rio do Sul e também para a região, Jeberton citou o legado que a competição vai deixar. “O primeiro benefício é o legado que deixa, os Joguinhos Abertos estão há 32 anos no estado e esta é primeira vez que Rio o Sul é sede deste evento. Em 2017 tivemos a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), em 2018 os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) e com isso vem um investimento do Governo do Estado, junto com o orçamento da prefeitura e da FMD para melhoria dos espaços públicos e adequações, como pintura, melhorias, deixar mais bonitos os locais, tanto visualmente como da parte técnica, para que ocorra uma competição belíssima. Este é o legado em trazer para o município, já que as melhorias também ficam para os atletas e para as modalidades”.
Ele deu destaque ainda, ao movimento econômico que o evento vai trazer para Rio do Sul. “São 80 municípios, 2.800 atletas, são 17 modalidades em disputa, isso movimenta a economia com um número grandioso de investimentos no município. Farmácias, postos de combustíveis, hotéis, supermercados, contratações diretas e indiretas de serviços, a cidade vai ter 80 municípios movimentando a cidade e o comércio e levando o nome de Rio do Sul para Santa Catarina. Isso terá um retorno muito grande para o município, Rio do Sul já tem essa marca de cidade do esporte e isso que é importante”.

Quanto à organização, o superintendente disse que o desafio é grande mas que não faltam esforços para que o evento saia conforme o planejado. “Está corrido, é um desafio grande, mesmo que a gente já tenha participado de dois eventos da Fesporte são poucas as cidades que tem esse desafio, Rio do Sul vai ser uma das primeiras cidades a conseguir sediar durante três anos seguidos uma competição do Governo do Estado, e em 2020 vamos pedir mais um evento, então são raras as cidades que fizeram quatro eventos em um mandato e isso é muito importante. A correria é grande, são 24 horas a partir de hoje até o dia 27, porque agora começa a chegar a logística dos materiais das modalidades, internet, transporte, barracas, banheiros, passar em cada instalação para fazer o check list, também tem as federações que vem fiscalizar, Governo do Estado, coordenadores de modalidades que estão próximos ajudando, mas este será o processo até o dia 27, é uma correria porque são inúmeros detalhes”.

Preparo dos atletas

Rio do Sul terá cerca de 180 atletas participando da competição em 11 modalidades, com as disputas iniciando ainda hoje. Nas individuais, Rio do Sul terá representantes no judô, karatê e atletismo masculino e feminino, além do ciclismo e xadrez masculino. A capital do Alto Vale ainda terá representantes no tênis de mesa masculino e feminino, além das modalidades coletivas como futsal e basquete masculino e feminino, além do futebol masculino.
Fermino destacou que os atletas têm treinado muito para conseguir boms resultados nas competições. “A gente já veio nesses dois anos trabalhando com categorias de base evoluindo, dando investimento, melhorando os técnicos, dando material, viajando em campeonatos estaduais, regionais, nacionais e internacionais e isso traz uma bagagem importante para os atletas. Acreditamos que vão ter excelentes partidas, medalhas e colocações”.
Entre os atletas, João Dalandrea é a esperança de conquistar medalhas para a FMD. Ele vai competir no lançamento de disco e martelo, e tem expectativa positiva para as competições. “Eu espero sempre dar o meu melhor. Ano passado eu cheguei a competir e ganhei duas medalhas de bronze, não foi o esperado exatamente mas consegui subir ao pódio. Estou tentando melhorar minha marca e ganhar experiência também, que importa muito”, disse João.

Programação

A programação oficial dos jogos foi divulgada pela Fesporte e nesta sexta-feira (19) as equipes de Rio do Sul já entram em quadra. No futsal masculino, os comandados de Geremias Lautert Paula enfrentam Curitibanos, atual campeão da modalidade, às 18h30, no Ginásio do Sesi. Já no sábado (20), além do basquete masculino que joga às 18h30, no Ginásio Municipal Artenir Werner, contra Blumenau, atletas do xadrez e karatê também estreiam na competição.

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
Publicidade
Avenida Nereu Ramos, 226 - Centro - Taió - Santa Catarina - 89190-000 || Fone/Fax: 47 3562-0139 || E-mail:comercial@radio1047.fm.br
2016 Rádio 104,7 FM, Todos os Direitos Reservados.